14/08/2017 às 10:24:00
› Capitólio tem a 3ª melhor gestão fiscal do Estado

Saiu o índice FIRJAN de Gestão Fiscal – IFGF, em relação ao ano base de 2016. A administração municipal de Capitólio, liderada pelo prefeito José Eduardo Vallory foi destaque e alcançou a marca de 3ª melhor cidade do estado e 55ª do Brasil, no que se refere à execução de sua gestão fiscal.

Esse índice é uma importante ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação de recursos. O índice é composto por cinco indicadores: receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida.

O IFGF mostra a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. A população de Capitólio, de uma maneira em geral, já tinha essa percepção de eficácia administrativa, uma vez que ao longo dos quatro anos de mandado, a administração atual transformou a cara de nossa cidade.

Nesse momento em que gestão fiscal e o ajuste de contas públicas tornaram-se o  principal problema econômico do país, onde diversos estados e municípios estão à beira da insolvência implicando riscos fiscais, sociais e político-institucionais, a administração de Capitólio conseguir esse resultado é realmente um feito impressionante.

Para saber mais acesse o link da FIRJAN: http://www.firjan.com.br/data/files/27/A0/77/9F/B4CCD51063C6AAD5A8A809C2/IFGF%202017%20-%20An_lise%20Especial%20-%20Minas%20Gerais.pdf