23/06/2017 às 19:25:00
› CASA DA CULTURA DE CAPITÓLIO É INAUGURADA

O prefeito Zé Eduardo inaugurou nesse sábado (17), a Casa da Cultura Inácio Gonçalves Leite – Tio Inácio. O espaço é um marco na vida cultural dos capitolinos, onde serão apresentadas as mais diversas manifestações da cultura local e regional: shows, exposições, palestras, teatro. A Casa da Cultural fica localizada na Prainha, que está interligada ao Complexo de Praças da Orla da cidade.

A solenidade foi prestigiada por autoridades, amigos e familiares do homenageado, visitantes e comunidade em geral. “É um local que surge para complementar os vários projetos de políticas públicas na área da cultura. Que surge também para despertar na comunidade e, principalmente, nos jovens o gosto pela música, pelo teatro, enfim por toda e qualquer manifestação cultural. E esperamos promover circuitos culturais em nossa região, para divulgar o que de bom e belo que temos”, ressaltou o prefeito Zé Eduardo.

O deputado federal e atual secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Social e Cidadania de Minas Gerais, Nilmário Miranda, esteve presente no evento. Nilmário foi o autor da emenda parlamentar, que possibilitou a realização da obra. Ele falou sobre a importância do espaço cultural e destacou a eficiência da administração do prefeito Zé Eduardo. “A gente gosta de fazer uma emenda para uma pessoa que não vai desviar um centavo. Uma pessoa séria que tem profundo respeito pelo dinheiro público. Zé Eduardo para mim é o exemplo de político. Deveria haver muitos Zé Eduardo por aí”.

Entre as autoridades, estiveram presentes também o vice-prefeito de Capitólio Antônio Carlos de Melo, o diretor do Departamento de Cultural e Esporte de Capitólio, Luís Antônio Didoné Braga, e o presidente da Câmara, Alisson Santos Almada que, juntos ao prefeito, ao deputado e às filhas do Tio Inácio, fizeram o corte da fita e o descerramento da placa inaugural.

INVESTIMENTOS

A Casa da Cultura tem auditório para 252 pessoas sentadas, palco, camarim, banheiros com acessibilidade, estacionamento, hall de exposições, jardim de inverno e sistema de sonorização. O investimento foi de R$ 455.647,48, sendo R$ 438.750,00 de emenda parlamentar e contrapartida de R$ 16.897,48, da Prefeitura.

Outros R$ 85 mil foram investidos no mobiliário da Casa da Cultura. O Município foi contemplado com R$ 68 mil, por meio de projeto aprovado pelo Fundo Estadual de Cultural do Governo de Minas e R$ 17 mil são de contrapartida da Prefeitura. Já foram adquiridos aparelhos de ar condicionado, projetor, telas para projeção.

HOMENAGEM

A Administração Municipal prestou homenagem a um ícone da cultura capitolina. Inácio Gonçalves Leite, o Tio Inácio, como era conhecido, deixou um legado cultural expressivo na comunidade. Empenhava-se muito na preservação da cultura capitolina, onde dedicava grande parte do seu tempo a ensaiar crianças e jovens a dançar quadrilha, recortado, catira, bate-pau e trança da fita. Muito religioso participava do Coral da Igreja e da Companhia de Menino Jesus. Em comemorações festivas, na igreja, como no dia dos pais e mães, emocionava sempre os fiéis com suas canções.

“Tio Inácio tinha um grande amor pelas manifestações culturais e pelo folclore. Por isso destaco que essa homenagem é mais do que merecida. E foi automático: vai nascer uma casa da cultura, então ela já tem um nome. Isso é o mínimo que posso fazer, pois Tio Inácio é uma pessoa que simboliza meu elo de mudança de vida, que me tornou hoje um capitolino”, destacou o prefeito Zé Eduardo ao relembrar quando veio a Capitólio pela primeira vez e foi acolhido pelo Tio Inácio e família.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

A inauguração foi recheada de atrações. A Banda Municipal Sarzedense, de Sarzedo-MG, deu um show a parte, com seus 47 integrantes, que interpretaram lindas canções, sob a regência do maestro Joanir de Oliveira. Os capitolinos Edson Leonel, Hortêncio Ramos e Camilo Chaves apresentaram uma paródia sobre a vida do homenageado. Ao final, foram apresentadas as danças trança da fita, recortado e catira.