› Prefeito Zé Eduardo faz palestra em Brasília

O prefeito Zé Eduardo palestrou no 4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), realizado em Brasília. Ele foi convidado para falar sobre as boas práticas de piscicultura desenvolvidas em Capitólio e que deram ao município o troféu Juscelino Kubitschek, do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em 2016. Em sua apresentação, o prefeito destacou também o turismo e seus atrativos, mostrando o crescimento do setor.

O evento é realizado pela Frente Nacional de Prefeitos em parceria com o Sebrae. Além de Zé Eduardo, integraram a comitiva de Capitólio a diretora do Departamento de Turismo e Lazer, Andréia Rodrigues, o diretor do Departamento de Cultura e Esporte, Luís Antônio, a gerente municipal de Convênios, Lécia Batista, e o diretor do Departamento de Gestão e Administração, Helton Rodrigues.

Zé Eduardo participou da oficina Praça de Boas Práticas, dedicada à troca de experiências sobre soluções inovadoras e práticas reconhecidas pelas principais premiações do Brasil e destinada a um público composto de prefeitos e gestores municipais de todo o país. “Foi um encontro muito proveitoso, em que foram discutidos vários temas de interesse dos municípios, com foco no desenvolvimento sustentável. A nossa apresentação teve uma receptividade muito boa. Vários prefeitos e gestores públicos se interessaram pelo nosso projeto e pela nossa cidade. A avaliação foi muito positiva”, ressalta o prefeito.

A tilápia transformando vidas e modificando sabores em Capitólio

Desde que assumiu a prefeitura, em 2013, Zé Eduardo e equipe viram a necessidade de se criar uma identidade gastronômica para a cidade. A partir dessa visão, foi proposto o desafio de tornar o peixe a referência da gastronomia capitolina.

Para isso, foram implantadas várias ações, como: qualificação dos piscicultores e colaboradores para a criação e comercialização do pescado; incentivo ao aumento do consumo de peixe, de maneira uniforme durante todo o ano; incentivo ao consumo do peixe na merenda escolar; incentivo e qualificação da rede de bares e restaurantes para o preparo de pratos à base de peixe; criação do Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Peixe.

Todo esse trabalho culminou com a vitória na categoria Inovação e Sustentabilidade do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, realizado em 2016. Após a premiação, Zé Eduardo e outros prefeitos vencedores foram convidados pelo Sebrae para uma missão técnica em Portugal, onde puderam divulgar os trabalhos realizados.