18/04/2017
› Praça do Bela Vista é inaugurada

A Prefeitura de Capitólio entregou mais um espaço de lazer aos capitolinos. Depois da inauguração do Complexo de Praças e da Orla da cidade, na manhã deste sábado (8), os moradores do Bairro Bela Vista receberem, oficialmente, a praça do bairro, que leva o nome da capitolina Aparecida Leonel de Morais, a Dona Branca.

O evento contou com a presença do prefeito Zé Eduardo, do presidente da Câmara, Alisson Almada, dos vereadores Renato Gavião e Renato Mecânico, servidores do município, familiares da homenageada e moradores do bairro.

Construída entre a quadra poliesportiva e a Rádio Criativa FM, no ponto mais alto do bairro, a praça tem parquinho, bancos, acessibilidade (piso tátil) e tratamento paisagístico, com jardinagem, além de uma vista maravilhosa. Foram investidos R$ 104 mil na construção, com recursos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Em seu pronunciamento, Zé Eduardo destacou a importância da praça como significado de cidadania. “Espaços públicos como este dão a oportunidade para que as pessoas possam promover encontros agradáveis, de lazer e recreação. Por isso, ao longo da administração, vimos a necessidade de haver, em cada bairro, um espaço de convivência para a população”.

O prefeito anunciou que novas praças serão construídas. “Em breve vamos inaugurar as praças dos Bairros Nossa Senhora Aparecida e do Bairro Nossa Senhora de Fátima, que já estão prontas. Mas quero dizer que, ainda este ano, vamos iniciar a construção de mais duas praças: uma no Bairro do Ambrósio e a outra, na comunidade de Macaúbas”.

O presidente da Câmara, Alisson Almada, ressaltou o compromisso da atual administração com o desenvolvimento dos bairros. “O prefeito Zé Eduardo prometeu, há quatro anos, a construção de praças nos bairros. Hoje, com alegria, estamos vivenciando a concretização deste sonho, principalmente dos moradores do Bela Vista. Parabéns ao prefeito Zé Eduardo e a toda sua equipe por esta obra tão importante”.

==HOMENAGEM==

DONA BRANCA

A praça homenageia a capitolina Aparecida Leonel de Morais, a Dona Branca. Ela era moradora do bairro e, ao longo de sua vida, dedicou-se a trabalhos voluntários na igreja, entidades filantrópicas, associação de bairro e grupo de escoteiros. Sempre esteve pronta para servir a comunidade e foi uma pessoa de liderança no Bairro Bela Vista, lutando sempre por melhoria da local. Durante o ato de inauguração, familiares e autoridades ressaltaram a trajetória de vida da Dona Branca.

“Ela sempre teve um carinho muito especial com o próximo. Sempre esteve à disposição para ajudar as pessoas, principalmente as mais humildes. Ela marcou sua história em nosso meio, com destaque pela sua bondade em ajudar”. Alisson Almada, presidente da Câmara Municipal.

“Minha mãe foi faxineira, lavadeira, cantineira escolar, sempre luto pela melhora deste bairro. Atuou em movimento da igreja, na Sociedade São Vicente de Paulo, no grupo de escoteiros e, por muitas vezes, era quem acudia os vizinhos em suas diversas necessidade, principalmente quando alguém estava doente. Ela buscava remédio e até aplicava injeção. Deu uma contribuição muito grande para os moradores deste local. ” Geraldo Leonel, filho da Dona Branca.

Nós, irmãos, estamos muito orgulhos em perpetuar o nome da família, em nome da nossa irmã, com esta homenagem. Nosso agradecimento ao bairro e à Administração Municipal”. Edson José Leonel, irmã da Dona Branca.

“Além de toda a sua energia que tinha em prol de ajudar a sua comunidade, Dona Branca tinha um olhar que me fascinava. Era um olhar de carinho. Uma pessoa que quando a gente chegava perto nos acolhia com um abraço e um grande sorriso. A nominação deste local é muito pouco, pela pessoa que Dona Branca foi. Vocês, familiares, sintam-se abraçados com esta homenagem e tenham a certeza de que tiveram uma grande mulher ao lado de vocês”. Zé Eduardo, prefeito de Capitólio.