10/03/2016
› CAPITÓLIO É FINALISTA NO PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR DO SEBRAE

O prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Vallory, é finalista do prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae. O Município concorre na categoria Inovação e Sustentabilidade, com o projeto “A tilápia transformando vidas e modificando sabores em Capitólio”

Dos 120 projetos inscritos, 30 foram selecionados para a final, incluindo o de Capitólio. Auditores do Sebrae estiveram na cidade, realizando a etapa de visita técnica, para comprovação in loco de tudo o que foi proposto no projeto.

O prêmio Prefeito Empreendedor está na sua 9ª edição e é destinado aos gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

PROJETO

O projeto da tilápia foi desenvolvido a partir das ações que a Administração do prefeito José Eduardo Terra Vallory tomou ao longo desses três anos. Em 2013, o peixe foi inserido no cardápio da merenda escolar. Os alunos passaram a ter acesso a essa carne nobre e nutritiva. Por outro lado, do ponto de vista econômico, aqueceu o mercado da piscicultura local e regional.

Outra ação de grande repercussão foi a criação do Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Peixe, realizado em 2014 e 2015. Entre os vários objetivos do evento, destacam-se a valorização da piscicultura e a difusão do peixe, sendo preparado os mais criativos pratos à base da tilápia. O Município tem uma forte tradição culinária com o pescado e, durante o festival, a venda do peixe aqueceu, consideravelmente, o setor de Bares e Restaurantes.

Com esses vários fatores, Capitólio vem se tornando referência na criação e na gastronomia à base de peixe. “Chegar à final de um prêmio dessa natureza é de grande importância para Capitólio, pois vem coroar todo o trabalho de uma equipe que tem compromisso com o desenvolvimento sustentável do Município. Já nos sentimos vitoriosos por termos chegado à final, que foi muito concorrida”, destacam a diretora do Departamento de Turismo e Lazer, Andréia Rodrigues, e a gerente de Projetos e Convênios, Lécia Batista, que coordenam o projeto.

A qualificação dos chefes de cozinhas e dos piscicultores foi outra ação de resultados em Capitólio. O Município sediou o Circuito da Tilápia e, durante o Festival Gastronômico, a Carreta Turismo e Hospitalidade do Senac, em que vários profissionais participaram de qualificação no preparo de pratos à base de peixe, com renomados chefes de cozinha.

O resultado do prêmio Prefeito Empreendedor será divulgado no dia 27 de abril, em Belo Horizonte. Os servidores da Administração Municipal estão confiantes e na torcida pela vitória.