28/05/2016
› CAPITÓLIO VENCE O PRÊMIO PREFEITO SEBRAE EMPREENDEDOR

O prefeito José Eduardo Terra Vallory foi o vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - Juscelino Kubitschek, na categoria Inovação e Sustentabilidade. O Município apresentou o projeto “A tilápia transformando vidas e modificando sabores em Capitólio”.

A premiação ocorreu na quarta-feira (27), na sede do Sebrae, em Belo Horizonte. Ao todo foram 114 projetos selecionados em Minas Gerais, divididos em dez categorias, chegando à final 28 prefeitos. Na categoria Inovação e Sustentabilidade, estavam concorrendo com Capitólio, as cidades de Varginha e Frutal.

“Esse prêmio é o resultado do sonho e da força de trabalho de todos nós, capitolinos. Parabéns, Capitólio. Parabéns a toda a equipe da Prefeitura, que tornou possível essa vitória, cada um dando a sua contribuição”, disse o prefeito Zé Eduardo, ao receber o troféu JK.

O prêmio Prefeito Empreendedor está na sua 9ª edição e é destinado aos gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

PROJETO
O projeto da tilápia foi desenvolvido a partir das ações que a Administração do prefeito Zé Eduardo tomou ao longo desses três anos. O prefeito propôs o desafio de se criar uma identidade para a cidade, relacionada ao pescado, e promover o desenvolvimento econômico a partir do fomento à piscicultura e ao turismo.

Em 2013, o peixe foi inserido no cardápio da merenda escolar. As cantineiras foram qualificadas para produção de pratos variados. Além disso, criou-se a cultura do consumo de peixe entre crianças que, em muitos casos, não tinha sido adquirida em casa.

Outra ação de grande repercussão foi a criação do Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Peixe, realizado em 2014 e 2015. O evento incentiva bares e restaurantes a criarem um prato novo à base de tilápia para o festival. Como forma de engajar os empresários desse setor, foi realizada capacitação do Senac que levou um chef à cidade, para ensinar novas formas de produzir pratos à base de tilápia.

O Município também investiu na capacitação e profissionalização dos piscicultores e no fortalecimento da Associação dos produtores, sendo possível a aquisição de novos equipamentos e criação de novas formas de aproveitamento da carne, através do aproveitamento do que antes não era aproveitado.

A piscicultura vem se desenvolvendo de forma sustentável e proporcionando a criação de uma nova identidade para a cidade de Capitólio. “Pensando no pouco tempo em que tudo aconteceu e ver os resultados já alcançados é o que nos faz acreditar que conseguimos alcançar nossos objetivos com esse projeto”, diz o prefeito.