24/03/2017
› SITE DE TURISMO DESTACA CAPITÓLIO

Segundo o site especializado Hotel Urbano, a cidade de Capitólio está entre os 15 destinos que mais cresceram no interesse nacional. O município possui a maior marina de água doce da América do Sul e uma importante estrutura voltada para os esportes náuticos. Além da administração municipal, o turismo em Capitólio recebe o apoio do Sebrae e do Circuito das Nascentes Gerais.

Hoje, o setor de serviços do município voltado para o turismo já representa 65% do PIB municipal. Capitólio possui mais de 20 hotéis e pousadas, cerca de 1.500 leitos, além de área de camping e casas de lazer para alugar. O movimento turístico da cidade está em torno de 4 mil pessoas nos fins de semana e 20 mil nos feriados prolongados, como o Carnaval.

Para o prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Vallory, a indicação do Hotel Urbano confirma uma realidade que o município vive há mais de um ano. “A região e particularmente Capitólio experimenta um crescimento substancial do fluxo de turistas de todo o país. Este crescimento intenso e em curto prazo apresenta dois aspectos importantes para nós: temos uma economia local com grande crescimento e oportunidades para empreender e investir. E isto tem significado trabalho e renda para as famílias”.

José Eduardo ainda falou que o crescimento do turismo tem trazido grandes desafios e novos problemas para a cidade, mas que a administração local está conseguindo se adequar às mudanças a um curto prazo. “Temos que controlar o uso dos atrativos naturais de forma ordenada e sustentável, preparar e incentivar os prestadores de serviços a atenderem com qualidade e eficiência, administrar novas situações como o tráfego intenso de veículos e embarcações, o lixo excessivo, a superpopulação em alguns momentos e a segurança dos visitantes.

Benefícios
Com o aumento do fluxo de turistas em Capitólio, o setor de serviços, como hospedagem, alimentação e guias de turismo tem crescido significativamente. Segundo a analista técnica do Sebrae da Microrregião de Passos, Fabiana Rodrigues Rocha, os municípios da região também se beneficiam, pois como o fluxo está além da oferta, os turistas se hospedam em locais de um raio de até 200 quilômetros.

“Assim, os empresários de toda a região têm investido em melhoria na infraestrutura e atendimento ao cliente. Tem cidades que estão mais preparadas, outras precisam ficar atentas para não perder oportunidades. Sempre há como melhorar, é necessário estar atento às dicas dos turistas e aos demais sinais emitidos pelo ambiente externo e interno”, comentou.

Uma das queixas recorrentes dos turistas era a forma de pagamento oferecida pelas empresas de serviços, que não trabalhavam com cartões de crédito e débito, mas segundo Fabiana, essa questão já está sendo resolvida. “Em Capitólio e na MG-050 quase todos os empreendimentos recebem cartão de crédito. Pode ser que tenha guias ou empresas de receptivo que ainda não, mas é um número muito pequeno. Pensamos em fazer uma parceria com os bancos para mostrar aos lojistas quais são as vantagens de se trabalhar com este sistema, pois esta é uma ferramenta simples, prática e mais segura”.

Fabiana explicou que a função do Sebrae para o turismo em Capitólio é apoiar o grupo de empresários do seguimento através da cultura da cooperação e, com base nisso, um plano de ação foi criado. “Os empresários sempre foram unidos e focados no desenvolvimento do turismo. Após uma visita técnica a Tiradentes (MG), tiveram a oportunidade de conhecer os pontos que precisavam ser melhorados e perceberam que era necessário se institucionalizar. Sendo assim, nasceu a Acatur – Associação dos Empresários de Turismo de Capitólio”.

A analista técnica acredita que para fortalecer o turismo na região é necessário ligar o sudoeste ao triângulo mineiro através da rodovia ecológica, que beneficiará não só o turismo, como também o agronegócio. “Há instituições e empresários que almejam que a rodovia MG-050 seja transformada em rodovia turística. Os empresários do setor do turismo na região da Canastra precisam se organizar via associação para que consigam de forma conjunta defender interesses comuns e fortalecer a cadeia para melhor atender a demanda”.

Fonte: Folha da Manhã (Larissa Menezes).