Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Blog da Educação

Galeria de Fotos
Principal   Galeria de Fotos / FILÉ NASCENTES DAS GERAIS VENCE O FESTIVAL SABORES DO PEIXE / 03/11/2015

O primeiro Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Peixe de Capitólio foi um grande sucesso. O melhor prato e o prato mais criativo do festival foram o Filé Nascentes das Gerais, do Restaurante do Turvo. Já o Restaurante Chico Pintado ganhou nas categorias Melhor Restaurante, Cerveja mais Gelada, Atendimento e Práticas Nutricionais. O Pizz-Bar Restaurante, Pizzaria e Sorveteria ganhou na categoria Acessibilidade. O Melhor Banheiro ficou com o Restaurante Veraneios (Pousada do Rio Turvo).

O evento provou que o Município, além de suas belezas naturais, tem condições de aprimorar a oferta turística, movimentando a economia, atraindo novos públicos e divulgando ainda mais a cidade. 

A realização foi do Departamento de Turismo e Lazer da Prefeitura de Capitólio, com apoio do Departamento de Cultura e Esporte, Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Ambiental, Conselho Municipal do Turismo e Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP). 

De 13 de setembro a 18 de outubro, os restaurantes participantes estiveram movimentados. Foram cerca de 2 mil avalições de clientes de Capitólio, da região e de outros estados. Ao todo foram dez restaurantes: Bar e Restaurante Beira Rio, Cozinha da Roça, Empório Lagoa Azul, Lanchonete e Restaurante Bica D’água, Pizz-Bar Restaurante, Pizzaria e Sorveteria, Restaurante Chico Pintado, Restaurante do Turvo, Restaurante Veraneios, Skina Restaurante e Pizzaria, Tropeiro Restaurante.

As categorias avaliadas foram: Prática Nutricional (pelos alunos do curso de Nutrição, da Fundação de Ensino Superior de Passos – FESP), Acessibilidade e Banheiro (pelos alunos do curso de Engenharia Civil, da FESP), Atendimento, Prato mais Criativo, Melhor Prato (pelo júri técnico e pelo público). Melhor Restaurante e Cerveja mais Gelada (apenas pelo público).

O júri técnico foi composto por cinco casais que, através de sorteio, cada casal avaliou dois restaurantes. Os jurados foram: João da Silva Barros (Pê) e Neiva Arantes; Hamilton de Lima Neto e Dulcelina de Fatima Lima, Adhemar Roberto Dias de Oliveira e Adriana Dias de Oliveira, Antônio Carlos Soares e Ilda Maria Soares, Ivamar Goulart da Silva e Genoveva do Socorro Vaz Silva (diretores da Rádio Onda Oeste FM, de Piumhi).

O critério de avalição foi qualitativo e os votos foram apurados pelo Instituto de Pesquisa da FESP. 

Além do destaque gastronômico, o festival promoveu várias atrações culturais, no espaço multiuso da Praça da Matriz. Foram elas: cantor Fábio Pavão, Coral de Furnas, Grupo de Dança Mayer Menezes (dança flamenca), grupo musical do CRAS e grupo Seresteiros do Luar, apresentação de catira, quadrilha, teatro (Escuta aqui seu ladrão) e grupo de dança Angélica. 

Paralelo ao festival, a Prefeitura firmou parceria com a Unidade do Senac, da cidade de São Sebastião do Paraíso, para a realização de workshop gastronômico. Durante uma semana, foram ministradas oficinas de culinária à base de peixe.

No dia 18 de outubro, em evento realizado no recinto de Festas da SSVP, a Prefeitura fez a entrega da premiação aos restaurantes participantes, seguido de animado show com a Banda Beat Samba House.

A Prefeitura de Capitólio agradece a todos os parceiros e, principalmente, aos proprietários dos restaurantes e seus colaboradores pela confiança e por acreditarem nesse projeto que divulgou ainda mais Capitólio, os restaurantes e a boa gastronomia à base do peixe.

A disputa pelo primeiro lugar, nos diversos quesitos, foi bem acirrada, com pequenas diferenças entre os colocados:
- Melhores Praticas Nutricionais – Restaurante Chico Pintado
- Melhor Acessibilidade – Pizz Bar
- Melhor Banheiro – Restaurante Veraneios 
- Cerveja mais gelada – Restaurante Chico Pintado
- Prato Mais Criativo – Restaurante do Turvo
- Melhor Atendimento – Restaurante Chico Pintado
- Melhor Restaurante – Restaurante Chico Pintado
- Melhor Prato – Restaurante do Turvo

 

 

Prefeitura de Capitólio-MG
Acompanhe-nos:
Facebook
Blog da Educação
Receba os informativos
da Prefeitura em seu e-mail
Mapa Rua: Monsenhor Mário da Silveira, n° 110
Capitólio-MG - CEP: 37930-000
Atendimento Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 8h as 11h e das 12:30h as 17h.
Telefone Telefone para contato:
(37) 3373-1244
© Copyright Instar - 2006-2017.
Todos os direitos reservados.Instar Internet Instar Internet

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.